Clínica Zanella

Fale Conosco

(16) 3421-9215

(16) 99321-1771 - 98801-2628

BLOG

VEJA MAIS POSTS

O que é Implantodontia?

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo) sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

Ao redor do implante de titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. Sendo assim, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, trazendo segurança durante a alimentação e fala, pois as próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, além de proporcionarem uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Quanto custa o tratamento com Implante Dentário?
Os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento. Atualmente o avanço nos conhecimentos em implantodontia e a facilidade de encontrar profissionais habilitados em realizar a cirurgia, deixaram os custos do tratamento mais acessíveis com diversas formas de pagamento. O custo depende da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e na escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese.

Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo.

Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária, podendo ser realizados previamente ou na mesma sessão da colocação do implante. Em alguns casos é possível a instalação de uma prótese, provisória ou definitiva, imediatamente após a instalação da fixação, eliminando-se o período de espera.

Vale ressaltar que todo processo de instalação do implante é realizado sob anestesia local e/ou sedação consciente, não havendo dor ou incômodo ao paciente. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade. O desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos.

Nos últimos anos, um novo conceito na Implantodontia estética surgiu através das próteses de porcelana pura com ênfase para utilização de pilares de cerâmica pura na região estética. A zircônia tem sido o material de escolha para obtenção de intermediários em casos de alta necessidade de resistência e exigência estética. Suas propriedades mecânicas são confiáveis, e sua biocompatibilidade com os tecidos também, o que os tornam uma alternativa viável nas reabilitações protéticas em regiões onde a estética é fundamental.

FONTE: http://rsaude.com.br/francisco-beltrao/materia/o-que-e-implantodontia/5637